RESPOSABILIDADE- SOCIAL.- ENERGIA LIMPA


  • RESPONSABILIDADE  S O C I A L.


  • ENERGIAS ALTERNATIVAS,


.                    VEJA ABIXO, AS NOSSAS FONTES ALTERNATIVAS!
SOLUÇÕES LIMPAS E RENOVÁVEIS


A força das marés, dos ventos e o calor do sol, podemos produzir eletricidade


sem emitir poluentes.


O Brasil é o maior mercado mundial de energia limpas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Cerca de 46% do consumo do país vem das fontes renováveis, aquelas cujos recursos podem ser repostos rapidamente pela natureza. É o caso das energia solar, a eólica, a biomassa, o biogás, a energia das marés e o hidrogênio, enumera Mauro Passos, presidente do instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da America Latina (ideal). As fontes alternativas vieram para complementar. Mas ainda precisam se tornar atraentes e sustentáveis do ponto de


vista técnico, avalia Mauro.


*EÓLICA


Há muito tempo o homem descobriu a importância do vento para inflar as velas dos barcos e mover as pás dos moinhos. Hoje , a geração de eletricidade a partir da energia eólica é uma das técnicas alternativas que mais se desenvolvem no mundo. Esta consolidada e é competitiva. Este ano vamos ter o primeiro leilão de energia eólica no Brasil. Vai ser um processo muito importante, avalia Mauro Passos. Muitas das desvantagns desse modelo, como o alto ruído e a morte de aves, estão sendo minimizadas pelos avanços tecnológicos.


SOLAR


Há diversos dispositivos para aproveitar a luz do sol, como painéis de aquecimento de água e células fotovoltaicas, que convertem o calor em eletricidade. A energia solar tem o maior potencial. Um dia de insolação na Terra pode produzir mais do que o consumo do planeta em um ano, explica Mauro Passos. Uma das principais vantagens é ser uma fonte descentralizadas : é possível ter um painel solar no telhado da casa, no shopping, enfim, onde a luz do sol sas de transmissão,não havendo perda de energia entre os locais de geração e consumo.


MARÉS


O processo de transformar o movimento das marés em eletricidade é muito semelhante ao das usinas hidroelétricas . Um reservatório construído junto ao mar enche ou esvazia de acordo com o nível da maré. Quando a água passa pela turbina, a energia elétrica é gerada. Já existem algumas experiências na costa da Inglaterra, na França e no Japão.


BIOCOMBUSTÍVEIS


Há uma série de fontes de energia de origem biológicas, como o biogás, o biodiesel e o bio etanol. No Brasil se destacam iniciativas que aproveitam os gases dos dejetos da suinocultura, de estações de tratamento de esgoto e de aterros sanitários. Outra energia típica é a biomassa. Nós somos pioneiros e líderes mundiais, ressalva Mauro Passos. Existem iniciativas para produção de bioetanol e biodíesel a partir das culturas de cana de açúcar , mamonas, soja e babaçu, entre outras. A grande vantagem é que essas plantas ajudam a absorver o dióxido de carbono da atmosfera, neutralizando os futuros poluentes.


HIDROGÊNIO


O hidrogênio é uma forma de energia muito importante, principalmente na questão da mobilidade urbana, explica Mauro Passos. Em vez de produzir gases poluentes, um veículo movido a esse elemento químico emite apenas vapor dágua. Isso acontece porque essa tecnologia produz energia elétrica a partir da fusão do hidrogênio com o oxigênio, formando moléculas de água (H2O). Ainda é uma tecnologia cara, devido às dificuldades técnicas em transportar e armazenar o gás, mas já é realidade no Brasil, em julho, foi lançado o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio da America Latina, que circulará na Grande São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas