ESPECIAL-SOBRE SAÚDE



  • ESPECIAL SOBRE SAÚDE

    BRONZEAMENTO ARTIFICIAL,PODE CAUSAR
  • CÂNCER.


    Fazer bronzeamento artificial antes dos 30 anos, pode aumentar em até 75% as chances de ter câncer de pele, segundo estudos da (AIPC)-Agência Internacional para Pesquisa do câncer, ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS).
    Na semana passada, o órgão aumentou o nível de alerta dos riscos das câmaras de bronzeamento. A afirmação é feita com base na revisão de 20 anos de estudos feitos em nove países. Apesar do avanço tecnológico das máquinas, pesquisadores observaram que o principal raio emitido é o UVA, causador de caso mais agressivos da doença, o melanoma. Ele responde por 4% dos Cânceres de pele, estimulado em 6 mil casos por ano.
    Para o médioco Dorival Veras Lobão filho, especialista do Instituto Nacional de Câncer (INEA), as câmaras deveriam ter a venda proibida. “ Os raios causam envelhecimento e não há dúvida de que aumentam os riscos de melanoma”, alerta o especialista no assunto.
    Após o alerta, a ANVISA informou que poderá proibir o bronzeamento para fins estéticos. Atualmente, o método é usado também para tratamento de doenças, como vitiligo. O veto deve ser discutido em reunião no dia, 03/Agosto /2009.

    Fonte: Jornal, Desta SP



    ALIMENTOS ORGÂNICOS NÃO SÃO MAIS SAUDÁVEIS.


    Diferentemente do que se imagina, comer alimentos orgânicos pode não significar mais beneficio a saúde. A avaliação é de estudo inglês, que constatou ser pequena a diferença nutricional entre esses alimentos e os convencionais.
    Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres revisaram 162 artigos científicos sobre o tema publicados nos últimos 50 anos. Segundo os estudos, há uma pequena diferença de teor nutricional, mas o valor seria irrelevante para a saúde.
    Gill fine, da associação Food Standard agency, defensora, desse tipo de alimento, considera que o estudo não deve desestimular o consumo.
    Ela afirma que a escolha também deve considerar os benefícios à sociedade, já que a produção não agride o meio ambiente.os orgânicos são cultivados sem o uso de adubos quimicos, em geral, são até 30% mais caros.

    Geraldo Vale
    é Radialista (locutor) e Especializado em Agronegócio e Meio Ambiente


    MÚSICA; PODE SER ALIADA DE TRATAMENTO CARDÍACO.


    Ouvir música ajuda na reabilitação de pacientes em casos de derrame e ataques cardiovasculares, diz estudo da Universidade de Pávia, na Itália. Voluntários ouviram faixas de músicas clássicas. Soladas e cantadas. Quando o ritmo aumentava, havia estreitamento dos vasos e aumento da pressão. Quando diminuía, via-se a redução da pressão sanguínea. A alternância ajudaria a melhorar s circulação. A música é usada desde 1950 pela organização britânica Music in Hospitals, que toca ao vivo em hospitais e verifica boa recuperação de doentes cardíacos.

    Por: Geraldo vale.
  • EXERCÍCIOS
SAUDÁVEIS E SEGUROS.

  • A CAMINHADA, É UMA FORMA
  • AGRADÁVEL,
  • PRÁTICA E BARATA DE MANTER A FORMA.

    Você
    quer manter a vida saudável e sadia? Então, uma boa saída pode ser a prática de caminhadas. Isso mesmo, além de contribuir para a saúde do corpo e da mente, a caminhada, apesar de leva, é uma forte arma contra as gordurinhas localizadas. Segunda o professor de Educação física, a caminhada é um bom começo para quem esta há muito tempo sem praticar nenhuma atividade física e é recomendada para pessoas de todas as idades. “ Por se tratar de uma atividade de intensidade moderna, a caminhada pode ser praticada por todas as pessoas, independente de idade, exceto se houver alguma orientação médica”, restringindo este tipo de exercício, explica.
    E não são poucos os benefícios da caminhada. Segundo especialista, caminhar pelo menos, 20 minutos por dia contribui para a melhora do sistema cardiorrespiratório, auxilia no combate à obesidade e está ajuda de forma indireta no combate à osteoporose. “É uma atividade muito importante e que não requer muito esforço”, afirma, o médico especialista no assunto.
    Ele explica que o risco de lesões nesse tipo de atividade é praticamente zero, mas é preciso ficar atento ao calçado ideal e ao trajeto onde se percorrerá. É importante utilizar roupas leves e um tênis apropriado, de preferência com amortecedor para minimizar o impacto com o chão. Boné, protetor solar e óculos de sol, também são fundamentais. Além disso, é bom sempre dar preferência por caminhadas em parques ou ruas arborizadas”, explica.
    Por fim, o médico recomenda: “os sedentários que devem começar a caminhada bem leve e aumentar a intensidade gradativamente, para evitar qualquer tipo de problema. É recomendado começar caminhando 15 minutos por dia por cerca de três vezes por semana. A meta deve ser no mínimo 40 minutos diários, com variações entre ruas planas e inclinadas”, conclui.

    DICAS DO PROFESSOR:

    1) -Antes de começar a caminhada é importante procurar a orientação de um médico e de um profissional da área.
    2) –Nunca caminhar com sapatos desconfortáveis ou abertos. É sempre bom utilizar meias de algodão para proteger os pés.
    3) –Antes e depois de toda a caminhada é imprescindível fazer exercícios de alongamento. Antes, para preparar os músculos para a atividade e depois da caminhada para o relaxamento total dos músculos.
    4) Beber muito liquido antes, durante e depois da caminhada, principalmente nos dias mais quentes.
    Por, Geraldo Vale.
  • Radialista (Locutor) e Especializado em, Agronegócio e Meio Ambiente. ECA/USP

Comentários

Postagens mais visitadas