AS ARTES DE MINAS GERAIS, BRASIL COM PONTO DE PARTIDA BARBACENA E MENINOS DE ARAÇUAÍ

GVC, COMUNICAÇÃO:Apresentam;
Meninos de Araçuaí e Ponto de Partida.

Meninos de Araçuaí
É um coro criado como ação complementar do trabalho educacional do Projeto Ser Criança, mantido no Vale Jequitinhonha pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG Que já conquistou reconhecimento internacional e, entre outros prêmios, o que nomeou seu presidente, Tão Rocha, Empreendedor social Brasileiro, em 2007.
Com a parceria do grupo Ponto de Partida, há 11 anos, e assumindo os trabalhos e Fátima na direção Artístico desse coro, desde então, os Meninos se exercitam num processo de formação permanente com o Ponto de Partida, têm aulas de músicas, dança e vozes entre outros trabalham, com grandes artistas Mineiros, onde Montaram com o ponto, cinco espetáculos que lotam platéias mundo afora, nos espaços mais significativos, como por exemplo: na França, e nos Teatros mais badalados em todo Brasil, como: Teatro Alfa, São Paulo, ao lado do Hotel transamérica, que só hospedam estrelas, entre elas os corredores de Fórmula um, seleção brasileira, Presidente da República e muitos outros.
22, 23, e 24 maios, de 2009 eles se apresentaram no Auditório do Ibirapuera,que lotou a casa todos os dias, em São Paulo, outro espaço badaladíssimo, onde já passaram os maiores artistas nacionais e internacionais.
Parabéns Tião Rocha, pelo trabalho maravilhoso, e o Grupo de Partida, que abraçou esta idéia. E com a produção de Fátima é claro, quando a idéia é boa, vale apena abraçar e, cultivar. E o mais importante, é tirar do vale Jequitinhonha, o título de, o Vale da miséria. Milton nascimento esta orgulhoso dos seus afilhados, e eu também.

Obrigado por tudo. Geraldo Vale.


PONTO DE PARTIDA

O Ponto de Partida foi fundado em 1980, em Barbacena, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitaria os limites da província. Assim,, tornou-se uma companhia de repertório, inerente, com 21 profissionais em exercícios permanente, 30 espetáculos montados e apresentações e apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul. Nesses mais de vinte anos, o Grupo conviveu ou trabalhou com figuras de referências da cultura brasileira, como: Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Sérgio Brito,Paulo Gracindo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Álvaro Apocalypse, Maestro Ademarzinho, Adélia Prado,Bartolomeu Campos de Queiros e Dori Caymme, e com os meninos , o perários, policiais, que também marcaram sua trajetória
Parabéns, pra todos você que levam nossa arte Mineira e brasileira. Eu tenho muito orgulho de ser Mineiro e brasileiro.

VEJA MAIS ABAIXO, SOBRE PONTO DE PARTIDA E MENINOS DE ARAÇUAÍ.

Meninos de Araçuaí
Comemoram dez anos do Coro e inauguram cinema, nesta quarta (27)
O Coral Meninos de Araçuaí, formado por crianças entre 7 e 16 anos, em comemoração aos seus dez anos de trajetória, inauguram nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 19h, o Cinema Meninos de Araçuaí, na cidade mineira que fica no Vale do Jequitinhonha (MG).Para a maior parte da população, será a primeira oportunidade de entrar num cinema e ter acesso ao que de melhor o mundo já produziu e produz no campo cinematográfico. Às 20h, na Praça do Rosário, apresentação do espetáculo Pra Nhá Terra.
Em 1998, o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), iniciou as atividades em Araçuaí e convidou o pessoal do Grupo Teatral Ponto de Partida, de Barbacena, para dar formação a um grupo de meninos, meninas e educadores que tinha o desejo de formar um coral. Nascia os Meninos de Araçuaí.
Nestes dez anos, com parceria da Telemig Celular, direção do Ponto de Partida, preparação vocal da Babaya, direção musical de Gilvan de Oliveira, os Meninos de Araçuaí têm formação permanente e trabalham com grandes artistas mineiros. Ao longo da trajetória do coro, montaram cinco espetáculos de enorme sucesso, apresentaram-se em espaços dos mais significativos no Brasil e na França, gravaram dois CDs e um DVD, e já se apresentaram com artistas como Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Em 2003, com o espetáculo Santa Ceia incorporado ao projeto Tá na Mesa, da Telemig Celular, os Meninos e o Ponto de Partida conquistaram para Araçuaí toneladas de alimentos - que o CPCD organizou num Empório Solidário -, que funcionava quase como um supermercado e que alimentou 180 famílias durante dois anos, com a maior dignidade. Para aplicação do dinheiro que ganharam com a venda dos ingressos de Santa Ceia e dos CDs Roda que Rola, os Meninos fizeram um verdadeiro orçamento participativo com suas comunidades e entre as 40 propostas levantadas, a campeã foi a construção de um Cine Teatro. O dinheiro não dava para um teatro, mas o CPCD comprometeu-se em construir em Araçuaí um cinema, presente dos seus Meninos.
Juntando ousadia e competências, buscando outros recursos, incorporando novos parceiros públicos e privados, como o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura – tanto o CPCD quanto o Ponto de Partida são Pontos de Cultura - o Fundo Estadual de Cultura/MG, a Petrobrás, a Fundação Avina e a Lepper, o CPCD cumpriu essa promessa e agora, junto com os Meninos e o Ponto de Partida, entrega a Araçuaí um cinema de 105 lugares, tela e projeção de 35 mm, som de alta qualidade, ar condicionado, galeria de arte, espaço de convivência, sala de produção de vídeos e ainda tendo incorporado à sua arquitetura peças artesanais dos jovens da Cooperativa Dedo de Gente. Enfim, um espaço pensado e equipado para acolher as emoções e projetar os sonhos desses e de todos os meninos.
Informações: (33) 3731-2072; (32)9957-0720;
http://www.grupopontodepartida.com.br/ e http://www.cpcd.org.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas